acessibilidade
conteúdo do menu

Cislipa

conteúdo principal topo
conteúdo principal

“Cislipa vive uma nova fase”, avalia prefeito Edison Kersten

Órgão passou por reestruturação financeira e aguarda obtenção de certidões para receber recursos. Reformas poderão fazer o CME realizar exames de alta e média complexidade, além de consultas com especialidades médicas.

“O Cislipa viveu um primeiro momento difícil, de estruturação financeira. Agora, estamos numa nova fase, onde as coisas começam a ganhar mais forma. Expectativa é de investimentos na área da saúde daqui pra frente”, avaliou o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, após receber, na semana passada, um ônibus da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Cislipa é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná e atualmente é presidido pelo prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi. O prefeito de Paranaguá é o vice-presidente.

Participam do Consórcio os sete municípios do litoral (Paranaguá, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos). O Cislipa é o órgão que administra o Samu (Serviço Atendimento Móvel de Urgência) e recebeu investimentos como a instalação de rádios digitais em ambulâncias, três novas ambulâncias e contratação de novo pessoal por teste seletivo.

A explicação da diretora executiva do Cislipa, Jemima Aliano, exemplifica a situação financeira do órgão nos últimos tempos. “Em 2012, tínhamos um déficit de quase R$ 1 milhão. Em 2013, esse valor caiu para R$ 300 mil. E, até o momento, estamos em superávit de quase 500 mil reais. Tudo isso foi feito na gestão dos prefeitos Edison e Edgar Rossi e informado ao Tribunal de Contas na Prestação de Contas Anuais, documento que era necessário para que continuássemos funcionando adequadamente e atendendo à população”, disse.

Segundo Jemima, “fizemos isso investindo em melhorais, como contratação de novo pessoal e reformas e adequações na central de regulação do Samu, anexa ao posto de saúde Baduca”, disse.

O prefeito explicou o que espera fazer, na prática, com o fortalecimento do Cislipa. “A proposta é que o Cislipa recebe recursos do governo do Estado para reformar o CME [Centro Municipal de Especialidades Médicas] e equipá-lo. Com isso, seria possível oferecer consultas com vários especialistas e exames de alta e média complexidade”, ressaltou o prefeito.

Durante a entrega dos ônibus aos municípios do litoral, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo, salientou “que o Consórcio tem se mostrado extremamente importante, tanto na implantação do Samu quanto no transporte organizado dos pacientes. Compramos 86 ônibus e entregaremos até o mês de setembro em todo o Estado”.

Jornalista: Marcos Silva

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo